Translate

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Retrato de um pobre de espírito

Retrato de um pobre de espírito


  Foto; Daniel Carvalho Gonçalves


Sou pobre quando ignoro
o riso do meu semelhante,
quando, superior, 
eu rio dos ignorantes.
Sou pobre quando acredito
que sou capaz de comprar um sorriso
ou cobrar pelo meu.
Sou pobre quando sou preconceituoso,
quando vejo a cor da pele,
cultura ou posição social.
Sou pobre quando sou meio-amigo,
quando não divido os bons e os maus momentos,
quando me esqueço que os outros também choram.
Sou pobre quando imponho meus ideais,
quando roubo dos outros a liberdade de escolha.
Sou pobre quando sou egocêntrico,
quando amo buscando meus interesses,
quando me dou de alma e corpo
esperando que me paguem em dobro.
Sou pobre quando eu minto,
quando tiro de alguém o direito de saber a verdade,
quando não sou o que de bom esperam de mim.
Sou pobre quando não sorrio
a quem precisa de um sorriso.
Sou pobre quando não vejo meus defeitos,
quando não condeno meus erros.
Sou pobre quando não sonho,
quando não creio na possibilidade,
quando não me importo com os sonhos de alguém.
Sou pobre quando digo mil palavras
e nada sinto.
Sou pobre quando não sei me silenciar.
Sou pobre quando sou forte
e zombo dos fracos,
quando poderia ajudá-los.
Sou pobre quando creio que não preciso dos outros.
Sou pobre quando não sei amar.


Daniel Carvalho Gonçalves
Escrito em 03 de setembro de 1992
Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário